mulher entra de graça
por lu
ficando com mulheres, nunca fui hostilmente discriminada, a princípio. uma vez, no cinema, o cara sentado ao lado da minha então namorada começou a se masturbar. era a primeira vez que saíamos; estávamos só de mãos dadas, e tivemos de mudar de lugar pra ver o filme em paz. faz sentido nessa lógica machista que eu comentava: se nós estávamos lá, era o direito dele gozar com isso. ele não teria que se mancar de que nós temos o nosso espaço ali e que o desejo dele não deve ser externalizado e imposto. uma amiga minha passou pela mesma situação, quando tinha uns 13 anos, sem ficar com ninguém; era barraqueira e saiu berrando, gritando lições de moral. aposto como ele não esperava isso. eu própria noutro dia tive que mudar de assento no cinema porque o desconhecido sentado ao meu lado começou a se roçar em mim inapropriadamente; em ônibus, perdi a conta de quantas vezes isso me aconteceu. Numa concepção machista de mundo, a existência das mulheres é para os outros, elas não se pertencem. então, a menos que tenha um homem ao seu lado reclamando sua posse, elas estão sujeitas a esse tipo de coisa.
sempre que eu estou com alguma garota, um grupo de idiotas forma uma roda no nosso entorno pra ficar babando, como se estivessem no seu direito – até em algumas casas gays isso acontece, e não raro eles chegam perto demais; parece que tem cara hétero que só vai pra isso. Eu sei de uma festa onde seguranças musculosos são orientados a ficar de olho nesses idiotas e botá-los pra fora se eles atrapalharem – deixe as meninas em paz. Porque o imbecil precisa de um fortão que o diga? não é óbvio? não seria uma questão de decoro, respeitar nosso espaço, perceber que não estamos dando um show? Um dia, maridão voltava do banheiro e teve que abrir espaço entre a rodinha de imbecis que se espremiam pra me ver com minha amiga; um deles olhou pro maridão e sorriu balançando a cabeça e apontando pra nós, com cumplicidade. quando maridão franziu o cenho puto e veio se juntar a nós, o cara tomou um choque e foi embora. uma vez, enquanto eu beijava uma garota, algum idiota tirou fotos. nós percebemos os flashes e olhamos em volta, bravas, eu pronta pra dar uns empurrões no cretino; mas o cara disfarçou e não vimos quem foi.
já comentei como, em filmes pornôs lésbicos, as mulheres raramente convencem, muito diferentemente do tesão genuíno mostrado em filmes pornôs gays. Os homens têm seu tesão no que estão fazendo, estão focados e fazem o que fica parecendo mesmo que é feito pra lhes dar prazer; as mulheres costumam se comportar como se seu tesão fosse para o outro, e fazem coisas que nem sempre parecem espontâneas e em prol do próprio gozo – como lamber um vibrador fazendo biquinho pra câmera, por exemplo.
é também impressionante o tanto de desconhecidos que vêm puxar papo; as mulheres são acessíveis, na leitura popular. Por um lado, pode ser bom; as pessoas parecem ter uma simpatia automática. já fiquei de amassos em cinema de shopping, apaixonada que estava, na sessão lotada do sábado, ao lado de um casal de velhinhos; quando percebi que eles estavam logo ao nosso lado, olhei pra sentir se eles estavam se incomodando, preocupada em não criar situações desagradáveis. e a mulher do casal, então, de cabelinhos brancos, olhou pra mim de volta e sorriu docemente. um casal de belas garotas, jovens e femininas, não é ameaçador. Por outro lado, já perdi a conta de quantas vezes algum inconveniente atrapalhou meu namoro, e nem sempre é um atrapalho inocente.
vejam a foto que uma reportagem da NBC sobre a política de emissão de certidões de nascimento para filhos de lésbicas publicou. colocaram uma foto onde duas mulheres nuas e maquiadas estão deitadas numa cama, e ambas olham para a câmera, com cara de convite. a reportagem é séria, o assunto não tem nada a ver, mas as lésbicas foram sexualizadas, reduzidas a uma fantasia masculina. é como a bunda da simone de beauvoir na capa da revista francesa. isso é não ter existência autônoma: não importa que a mulher seja uma grande pensadora da contemporaneidade e seja relevante por isso, sendo mulher ela é anunciada como a mulher do sartre ou como uma bela bunda. é como se isso fosse tudo o que uma mulher pudesse ser: um deleite pros outros.

Lu, realmente existe a idéia na cabeça de muitos homens que as mulheres sempre estão disponíveis, que eles têm o direito de mexer com a gente, de falar bobagens, de tentar se encostar. Eu fico muito brava com isso. Odeio quando mexem comigo na rua, me sinto ofendida mesmo. É uma falta de respeito absurdo.
É, parece mesmo que nos vêem como um objeto sexual mesmo, não importa o que estejamos fazendo ou vestindo.
Vi a tal foto da reportagem das mães lésbicas, realmente a foto foge completamente do contexto. Acaba com a seriedade da reportagem.
Beijos
é, o cúmulo do machismo, como deixam isso passar? impressionante a foto passar num meio de comunicação grande como a nbc…
no ônibus é uma merda como tem cara que folga. e quando eu era mais nova tenho certeza que folgavam muito mais; acho que é covardia mesmo, porque mais velha tenho mais cara de quem se defende. um saco.
beijinhos
Adorei seu texto. Muito verdadeiro. Um texto q não é machista, sim, pq muitas vezes leio textos de meninas q se dizem feminista e utilizam-se de termos machistas. Como se fosse uma guerra. Para ser mulher basta ser mulher, entende?
Bjos com carinho.
Qto a discriminação, em especial aqui a mulher, é de novo os dois lados da moeda, generalizando chega-se mais proximo de uma figura “feita pra isso” , muitos até acreditam que quando agem assim estão exercendo, com louvor, a sua “função” de machos, desconhecem completamente o que é ser um homem.
Por outro lado, existem mulheres que agem e alimentam essa atitude se sentindo invaidecidas, seja por falta de personalidade, carência e até mesmo as mais convictas de que isso é absolutamente ” normal ” ( coisinho x coisinha = coisinhos e coisinhas no futuro) provavelmente esse futuro é quem elaborou e aprovou essa propaganda.
Como a campanha de Bianca Jahara e Thalita Lippi anti homofobia, absurdo pra mim, alguem promover uma campanha e afirmar a todo tempo ser hetero, ter feito porque descobriram que existem pessoas maravilhosas entre os gays e lesbicas (se isso não preconceituoso meu senso de julgamento anda falho).
Infelizmente nossa fragilidade fisica real , na maioria da vezes, diante da força do homem, ainda é motivo de encorajamento a agressão e assedio.
Mais do que nunca acredito que a educação, a primeira dentro de casa, e a unica capaz de transformar mentes ainda tão primatas.
franzé,
acho que entendo sim. tem mesmo, gente que se diz feminista mas vive sendo machista – considerando que ser machista é continuar repetindo, ainda que inadvertidamente, o mecanismo da episteme machista em que se está. como está profundamente arraigado no senso comum, na nossa linguagem, no jeito de ver o mundo que a gente aprende desde sempre, precisa ser muito esperto pra levantar a cabeça acima disso. um bom feminismo tem uma boa análise, porque se ficar na superfície, pronto, não muda nada…
beijo beijo
quietinha,
quem é Bianca Jahara e Thalita Lippi? (deve ser alguém da tv, eu só assisto seriado americano e fico por fora.) mas eu sempre desconfio muito de quem SE DECLARA hétero; não precisa sair do armário se você é hétero, vivemos num mundo hétero e a princípio todo o mundo é hétero. porque alguém vai sair fincando o pé que é hétero? só vi acontecer por homofobia – ai, eu sou hétero viu, não me leve a mal, não pense mal de mim… E se “descobriram que existem pessoas maravilhosas entre os gays”, putz, homofobia mesmo, pra quem tinha alguma dúvida. imagina se dizer “eu resolvi lutar contra o racismo porque descobri que existem pessoas maravilhosas entre os negros”. se liga, né?
quanto às mulheres que alimentam essa atitude, meu, as mulheres são tão machistas quanto os homens, não tem diferença. quer dizer, a diferença é que um homem machista pode fazer muito mais estrago, falando de violência bruta e imediata, que uma mulher machista…
eu conheço muita gente que teve uma educação muito ruim em casa e que conseguiu ser uma pessoa bem decente. então acho que a pessoa que bota uma foto dessas é espírito de porco mesmo, sabe? hahaha
beijinhos!
Escrota a foto da NBC. E acho que casais de mulheres são mais discriminados que casais de homens. Mas acho que isso acontece por uma razão escrota com os homens também. Porque o casal de homens já virou figura de folclore, é visto de forma caricaturesca e divertida. Aí com tom condescendente a sociedade de maneira geral pensa: “ah, deixa os viadinhos em paz…”. Mas duas mulheres juntas não são assim tão caricaturescas. Me parece que no imaginário coletivo elas são próximas demais de um ideal de normalidade e isso deve assustar bem mais. Daí a crítica ser maior. Sei lá, é o que me parece.
Lu,
Ontem um cara deu um tapinha na bunda d uma amiga minha e veio: “Diz pra ela que ñ foi nada, ñ.”
“Sou pombo correio, ñ. E oh… se o tapinha tivesse sido na minha bunda o meu tapão seria na sua cara.”
Sobre se afirmar hétero, falei disso no msn outro dia c a Quieta. Q acho ridículo um povo q frequenta um saite d sexo q a gente frequenta e aih elogia uma qualquer coisa numa mulher e logo trata de dizer n gosta. Ou a afirmação jah vem antes do elogio. “Um povo” naqle caso ali eram duas mulheres em especial. Q sempre fazem isso.
E eu acho q das duas, pelo menos uma: ou ñ se assumiu para si ou eh preconceito. Escrevi um post sobre isso, na ocasião. Qq dia publico.
Do título do post: um evento q se vale disso perde crédito e charme. P/ quem pensa, naturalmente. (Na maioria, ñ tem nem um, nem outro.)
Bisous
c.,
é, acho que é meio isso mesmo, se eu entendi o que você comentou.
escrota a foto, né, caramba. tem uma ideia fixa, parece que você tá lidando com moleque pré-adolescente obcecado, sei lá, parece que o beavis e o butthead cresceram e viraram jornalistas da nbc: lésbicas, huhuh, lésbicas.
gabriela,
eu também acho que não promete nada, um evento desses. quanto às duas mulheres, acho mesmo que é preconceito. e mesmo se não se assumiu ainda pra si, não assumiu porquê?…
no último domingo, eu estava com uma garota também casada, e ficamos, uma com a outra, enquanto ao mesmo tempo cada uma já era parte de um casal consolidado anterior. pois enquanto ficávamos eu e ela, e a rodinha de idiotas se formou; quando perceberam que tínhamos por perto, cada uma, seu par homem, nos respeitaram mais, pararam de encarar ostensivamente e sorrir como se fôssemos parte do espetáculo. é como essa de dar tapa na bunda da moça que passa, mas se tá com namorado o cara segura a mão. dá raiva!
beijim
Lu eu acho sim que educação, digo a educação de berço, faz uma enorme diferença, em assuntos em geral, veja no meu condominio existe alguns pais que compram roupas , quepe (sei la como escreve aquela boina de guerrilheiro) metralhadora de brinquedo e acham isso a coisa mais natural, a educação do berço alimentando a violência como coisa natural e tantos outros “simbolismos” machistas e preconceituosos.
Quanto as meninas que comentei acima, sim são todas “artistas” BBB e filha de seilaque, mas é assustador , porque existe um movimento tão importante, na mão de imbecis que tem acesso ao maior numero da população, não é todo mundo que tem Tv a Cabo, que tem acesso a GNT ou que dispoe da informação de boa qualidade, ai eu me pergunto como quem lidera esse movimento se deixa representar por uma figuras que tem um comportamento completamente contrário que deturpa e banaliza ?
*** um adendo , hahaha , não é só as que se afirmam hetero tempo integral que enche não, também mulher as querem forçar voce a ter tesão por elas, sou tarada por foto de menina com menina, filme, beijo na boca e chupada então ulala, mas nunca tive vontade de estar com uma , só meu libido pra explicar porque isso me excita mais que uma casal hetero.
O que me irrita é verem nessa minha Tara, um lesbianismo enrustido, o dia que eu sentir realmente tesão e vontade eu vou vivenciar isso. Acho absolutamente repugnante, essa menina que me disse, me prova e depois voce vai ver como é bom, caralho isso é exatamente o mesmo que um homem afirmar que a garota prefere garota porque é mal comida, ou não? Sabe o que + me enche é essa trouxa se colocar como um ratinho de laboratório pra ser usada pra teste, gente estupida existe pra todo lado.
ha, ela gosta de você! ;) brincadeira.
é verdade, é um saco ficar querendo impor a sexualidade do outro, como se você soubesse mais dela do que a própria pessoa! cada um sabe de si, e ninguém tem que policiar o outro nisso.
e realmente, esse mundo é muito tosco. não ponho a menor fé nos bbbs e, de modo geral, esse povo que tem acesso às massas. mesmo o gnt (que, esse sim, eu assisto) já tem muita porcaria, mas esses “artistas” são muito tontos. ó a carolina dieckmann falando do lance do dado ter sido preso e das porradas que ele deu na luana piovani quando eles namoravam: “Eu não provocaria meu namorado“! meu, não tem como ser mais imbecil, burra, idiota. lembro também da deborah secco falando que tem que cozinhar pro marido, que mulher tem que cuidar do que tem, esse tipo de coisa. é tanta estupidez que não dá pra acreditar que a pessoa consiga nem operacionalizar a vida – e tá lá, ganhando um dinheirão com entretenimento…
É, como sempre, você está certa.
Eu já passei por isso tbém, já levei uma porrada no meio da face no metrô :)
O bom é que eu tinha um livro enorme na mão e pude deliciosamente acerta-lo tbém só que com mais força na cara do mané que me bateu. Ele caiu no chão, abriu as portas da estação e eu peguei minha ficante e corremos. Ninguém fez nada a não ser gritar: Sapatão safada!
Eu não faço mais isso para mim e nem para deleite alheio. Recolhi minha sexualidade a um quarto com meu companheiro e me sinto bem assim. Se me chamarem de lésbica enrrustida e acomodada é lucro. Não sei se tenho mais paciência pra apanhar ou ser xingada em prol de uma briga por minha classe sexual.
Acho que você vai descordar de mim Lu, mas eu prefiro ser assim. Sem nunca é claro negar o que sou e o que sinto.
Aeee negada!!! se foder seus putanheiros do caralho, sou viada com orgulho, YEAH!
Ps: Lu gostosa!
Vou te dar uma máquina de presente se for preciso pra te ver como veio ao mundo!
AHUAHAUAHUAHAUAHAUHAU
não acredito nisso. o cara te BATEU???? onde, isso?!
eu entendo, claro.
aqui em sp nas estações /horários que eu freqüento tem direto meninas juntas, e o máximo que acontece é algum tonto ficar olhando. mas geralmente o povo respeita bem até (também, não tem lugar melhor no brasil pros gays, eu sei…). eu não consigo nem imaginar um troço desses acontecendo comigo, apanhar por conta disso assim. aconteceu com o amigo de uma amiga minha já, que de uns tempos pra cá teve vários ataques homófobos terríveis na região em que a gente se sente mais à vontade. tinha um grupo que usava preto que espancava os gays bem na nossa área, mas não soube de nenhuma mulher que chegou a apanhar. eles visam os homens gays mesmo.
(meu, esse lance da câmera me deixou tão puta. e ainda tentei mandar fotinha de celular por sms pra uma amiga mas não chegou, ódio.)
No metrô gata. Foi em 2003 eu acho, entre a estação Bras e a Bresser (que hoje se chama Bresser Mooca).
Me bateu porque tava bem louco eu acho, parecia pelo menos. Ficou gritando que além de bicha eu lia Hitler (Eu tava lendo My Kempf, aquele diário lá do Hitler). Daí a teoria dele estar bem louco: Como uma lésbica iria curtir nazismo? ¬¬
Tava estudando aquele lixo…
sei. eu fico mais pela paulista. meu, que coisa. eu tenho uma amiga que apanhou na rua, do nada, de um cara bem louco. mas ela só tava atravessando a rua, indo pro trabalho, assim de boa, e o cara tava chapadão, meteu um tapão nela, tadinha, nem entendeu o que se passava…
esse mundo é cheio de maluco.
Eu lembrei das meninas que foram proibidas de beijar na usp leste… Engraçado como as reações entusiastas/excitadas e as pudicas/preconceituosas se alternam, né? No cinema é sexy, na universidade é desrespeito. Na boate, na cama, é pra agradar os outros. No tribunal, nos espaços e debates publicos, é pra chocar os outros. Tão desequilibradas, todas as reações. É bonito, mas só nos lugares certos. Ai, ai.
bjs
isso. mas cara, isso lá na usp leste, são outros quinhentos. na usp-usp, nem imagino guardinha ter a cara de pau de ir corrigir o comportamento dos alunos, ainda mais abordando duas alunas assim. eles ficam pianinho diante dos alunos, o espaço é dos alunos lá, é outra postura. pelo que eu entendi desse episódio usp-leste, foi que um guardinha entrou numas de “isso é um espaço família, uma *universidade* que é formal e tem que ser respeitada” e querendo botar a banca e esse tipo de coisa. tipo mentalidade moralista mesmo – versus mentalidade cool-classe-média-politizada da usp-usp… quero dizer, nem em todo o cinema isso é motivo de sorriso, também. uma coisa é você estar no cinema do “seu” shopping (o gay boneca), que foi reivindicado e conquistado a duras penas e é o único da cidade onde todo o mundo sabe quem freqüenta. o casal de velhinhos devia de saber onde eles estavam. mas de qualquer forma, desperta menos agressões do que os gays homens – ou pelo menos um tipo diferente de violência.
mais ou menos né? numa festa na veterinária, que fica na usp-butanta, um amigo meu foi quase linchado pq tava dançando com outro cara. é mais fácil achar o pensamento liberal em algumas faculdades. vá ver na poli, no ime, na geologia… se as pessoas tbm nao gritam por decencia com mais frequencia.
agora, qto ao cinema, é verdade.
ps. título pro post – \o/
amigo homem, gay, diferente de mulheres sapas. fosse uma mulher com outra mulher, posso apostar que elas não seriam quase linchadas do mesmo jeito.
o grito por decência eu acho que se dá de modos diferentes. as faculdades em que eu transito são mesmo as mais tranquilas, mas não tem o equivalente na usp-leste. mas o que eu queria fazer no post era aproximar essas reações a duas mulheres juntas, as entusiastas e as pudicas – que eu acho que têm uma raiz comum, que foi o que eu procurei explorar.
sim, sim :)
tudo verdade.
:]
:***
[…] 3 – Lu, sobre como a lésbica é o suprassumo da idéia de que as mulheres são propriedade pública. […]
Acho que toda lésbica tem algum caso pra contar sobre algum show que pareceu estar dando em público, eu e namo já reunimos velhinhos em parques, tivemos que mudar algumas vezes de lugar no cinema; uma vez o cara perseguiu a gente dentro da sala, mudamos de lugar duas vezes e o infeliz foi atrás. Uma vez fomos abordadas dentro do parque municipal por um casal ht que ficou fazendo umas perguntas toscas, praticamente uma entrevista.
bjo
esse casal ht me lembrou de uma mãe de uma criança deficiente que dizia que era comum que estranhos a parassem na rua pra ficar fazendo perguntas sobre como é a vida dela cuidando do filho (ou filha, não lembro), como é a doença dele… é tão sem noção. como o povo pode ser tão burro que não perceba como está sendo preconceituoso e inconveniente?
se eu mudasse de lugar e o cara viesse atrás, eu ia berrar com ele, pra ele se afastar. tipo fazer barraco mesmo. tem horas que o barraco é o jeito, porque o cara folga porque acha que a gente é submissa. às vezes nem precisa o barraco, se o cara perceber a sua disposição barraqueira já fica na dele. mas que coisa assustadora, o babaca perseguir assim! quer dizer, na verdade depende do cinema, se eu ia dar barraco ou não. se fosse uma região mto ht, acho que eu ia embora mesmo. que bosta…
bjo
Esqueci de te contar que eu comprei o livro ‘problemas de gênero’ da Butler, chegou semana passada!
beijão!
jura? que legal! em português mesmo?
me conta as suas impressões depois, conforme for lendo! espero que você goste e aproveite muito.
(essa semana deve chegar o que eu te mandei aí, já tá demorando…)
beijão!
Em português mesmo, chegou semana passada, vou tentar ler no feriado, tou toda enrolada com umas matérias na faculdade mas vou abrir um mega espaço pra conseguir ler a sua filósofa, me interesso muito pelo que vc comenta sobre o trabalho dela.
Uai, vc já mandou? qto ficou o xerox? tenho que te mandar a grana!!!
beijo, linda!
hahaha, tá bom que eu vou te cobrar! foi uma merreca linda, é só um textinho. mas devia ter chegado já, espero que chegue!
beijim!
Ah blz, vou ficar de olho no Correio, quando vc mandou?
beijão!
na segunda!
muito muito muito muito muito bom!
haha, eba, legal que você gostou! adoro quando você dá uma passadinha por aqui ;)